Patrono

Eng. Fernando Pinto de Oliveira
Fernando Pinto de Oliveira nasceu em Leça da Palmeira a 15 de setembro de 1911 e faleceu a 1 de março de 1975.

(1911-1975)
Frequentou o Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, onde, em 1938, se licenciou como Engenheiro Agrónomo.
Em 1950 foi vereador do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Fernando Aroso. Ocupou a presidência da Comissão Municipal de Turismo, onde exerceu uma ação relevante: criou o Posto de Turismo, no Mercado de Matosinhos, onde, além de outras atividades, se realizaram exposições de arte permanentes.
Ocupou, também, o cargo de vice-presidente, tendo sido adjunto do Dr. Fernando Aroso, o que fez com que, após a morte deste, fosse nomeado, por escolha governamental, para o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
O Eng. Fernando Pinto de Oliveira foi responsável por uma série de melhoramentos na vertente turística, nomeadamente, a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, a aquisição da Quinta da Conceição, da Quinta de Santiago e do Parque de Campismo de Angeiras. Contudo, o grande sonho do Eng. Fernando Pinto de Oliveira era o de tornar os terrenos a Norte do Farol da Boa Nova numa zona de lazer, eventualmente num campo de golfe municipal. Por isso, logo que soube que o governo, de então, ia instalar uma empresa petrolífera no local, na altura chamada Sacor, depois Petrogal (atualmente – 23 de outubro de 2023 – em fase de desmantelamento, após ter sido transferida para Sines) partiu para Lisboa numa derradeira tentativa de evitar a destruição do planalto da Boa Nova, não conseguindo demover a inabalável decisão do governo.
Perante a insistência governamental, aceitou a Sacor, mas recusou-se a assistir à sua inauguração, o que, talvez, lhe tenha valido a não renovação do mandato, deixando, assim, a Câmara Municipal de Matosinhos em 1970, após doze anos de brilhante serviço à sua terra, com total dedicação.
Projeto Educativo Triénio 2024-27