Projetos

Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos
Está a decorrer até ao dia 25 de novembro a Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos (EWWR 25). Este ano está orientada para a prevenção de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (amplamente conhecidos como REEE ou lixo eletrónico). Neste âmbito, e do projeto Eco-Escolas da EBEFPO, estamos a efetuar uma campanha de recolha de pilhas e pequenas baterias que decorrerá até ao fim deste período. O ponto de recolha é o pilhão que se encontra no balcão da reprografia da EBEFPO.
Tragam as vossas pilhas e baterias usadas e participem neste campanha.
O Ambiente é de todos!
Agradeço a vossa colaboração!

E porquê recolher pilhas e baterias?
* São nocivas para o meio ambiente, porque contêm metais pesados e substâncias tóxicas que contaminam o solo, a água e o ar.
* A eliminação incorreta destes resíduos leva à infiltração destes componentes no solo e nos lençóis freáticos, atingindo rios e entrando nas cadeias alimentares.
* Uma única pilha pode contaminar grandes volumes de água, com um período de decomposição que pode chegar a 100 anos.
* A contaminação da água afeta a saúde humana e prejudica a fauna e a flora locais.

Desporto Escolar

O Desporto Escolar tem como missão garantir uma oferta desportiva diversificada aos alunos, promovendo a participação da comunidade escolar.
Trata-se de uma atividade de complemento curricular, que proporciona práticas lúdico-desportivas e formativas, integradas no plano de atividades da escola.
Desenvolve-se nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, fomentando a liberdade de participação e escolha.
Milage Aprender+

O projeto Milage Aprender+ do Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira visa criar contextos inovadores de aprendizagem, mais ativos, mais autónomos e ao encontro de diferentes ritmos, estilos de aprendizagem ou necessidades individuais dos alunos, através da utilização da plataforma digital educativa Milage Learn+.


aLer mais e melhor

O Projeto aLer mais e melhor constitui-se como um pilar estruturante do Plano de Ação do Projeto Educativo do agrupamento.
Este projeto assume a promoção de leitura como uma estratégia central, materializando-se no desenvolvimento de ações regulares, formais e informais, em contextos e suportes diversos, contribuindo para a criação do gosto e dos hábitos de leitura e, por conseguinte, para a melhoria gradual das competências de literacia da leitura dos alunos.
Eco-Escolas

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa Eco-Escolas é desenvolvido na Escola Básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira e na Escola Básica da Viscondessa.


Clube Ciência em Ebulição

Sentes curiosidade sobre o mundo ao teu redor? Queres descobrir mais sobre o universo, a vida e a tecnologia? Gostas de participar em visitas de estudo? Então o Clube Ciência em Ebulição é o lugar certo para ti!
Este Clube integra a rede dos Clubes Ciência Viva na Escola, constituindo um espaço de promoção do conhecimento disponibilizado pelas instituições escolares e destinado a toda a comunidade educativa.
Educação para a Saúde

O Projeto da Educação para a Saúde (PES) é um projeto que visa promover a integração das temáticas relacionadas com a promoção da saúde no currículo dos alunos, trabalhando essas temáticas de forma articulada, entre diferentes áreas disciplinares e diferentes níveis de ensino.
O PES é um projeto que promove a realização de várias atividades que envolvem os 4 níveis de ensino reunidos no nosso Agrupamento e que mobiliza a participação empenhada de alunos, professores e, de um modo geral, de toda a comunidade educativa.


Projeto Experimentar!

Experimentar! é um projeto do AE Eng. Fernando Pinto de Oliveira que visa a dinamização, ao nível do agrupamento, de atividades promotoras de literacia científica geradoras de transversalidade do ensino experimental das ciências.
É um projeto que leva os nossos alunos a observar a realidade, a questionar o que observam, a apresentar possíveis explicações, a experimentar, ver os resultados discutir, trocar ideias, tirar conclusões e, se necessário recomeçar tudo de novo.
Articulação e Sequencialidade

O Projeto de Articulação e sequencialidade: Construindo um trajeto “significativo” tem como meta construir um referencial global, do Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira, face à concetualização e intervenção no âmbito da Articulação Sequencial entre níveis e ciclos de ensino. Este projeto dirige-se ao grupo de docentes do pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico (1.º ano de escolaridade), visando que a articulação e a sequencialidade se sistematizem entre este nível e este ciclo de ensino.


Horta Pedagógica

O desenvolvimento de atividades numa horta escolar proporciona um ambiente de interação, inclusão, educação ambiental, educação alimentar, que só poderá contribuir para o enriquecimento global dos alunos.
O desenvolvimento deste projeto na Escola Básica da Viscondessa pretende, desta forma, transformar o espaço exterior num laboratório vivo (através da manipulação, da observação, da descoberta), promovendo a interdisciplinaridade e incentivando a mudança de valores, hábitos e atitudes por meio da educação ambiental e práticas de jardinagem, adotando os princípios da Agricultura Biológica.
Laboratórios de Educação Digital

Os Laboratórios de Educação Digital (LED) visam ser espaços de suporte à aprendizagem, que possibilitem a integração das tecnologias digitais e que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos especializados, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
